Articulações são meios pelos quais as parts rígidas do organismo se unem para formar o esqueleto. Temos articulação sinovial que permite o movimento de um seguimento em relação ao outro, além de unir.
> As articulações são classificadas de acordo com o meio de união entre as superfícies articulares.
- ARTICULAÇÕES FIBROSAS:
> União entre dois ossos contíguos por tecido conjuntivo fibroso. Esta se divide em: SUTURAS - entre os ossos do crânio. O processo de ossificação deste tipo de articulação recebe o nome de sinostose. A articulação fibrosa do tipo sutura é classificada em: PLANAS - bordas articulares retilíneas, como por exemplo, internasal. ESCAMOSAS - bordas articulares que se encaixam em bisel. Esse tipo de sutura insinua que há uma sobreposição leve, exemplo: entre o osso maxilar e o osso lacrimal. SERREADAS - bordas articulares que se unem em linhas denteadas , exemplo: na região interfrontal, interpalatinos.
> Outra classificação de articulação fibrosa é a SINDESMOSE - entre os ossos do carpo, exemplo: metacarpos do equino, rádio e ulna.
> Outra classificação de articulação fibrosa é a GONFOSE - entre a raiz do dente e o alvéolo do dente.
- ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS:
> São articulações que apresentam tecido catilaginoso no meio de união entre as superfícies articulares, são classificadas em dois tipos: SINCONDROSE - onde encontramos a cartilagem hialina que é o meio de união, exemplo: articulação entre o osso occipital e o osso esfenoide que é a articulação esfenoccipital, e a intermandibular.
SÍNFISE - o meio de união é a cartilagem fibrosa, exemplo: sínfise pública - ossificação do tecido que une os ossos coxais e discos intervertebrais - que não podem se ossificar.
- ARTICULAÇÕES SINOVIAIS:
> As articulações sinoviais são aquelas que possibilitam a movimentação. Entre as superfícies articulares temos um fluido denominado líquido sinovial. Este líquido possui inumeras funções: lubrificar as articulações e transportar os nutrientes e retirar os catabólicos. Além do líquido sinovial a articulação também é composta pela cápsula articular que é uma membrana de duas faces: Membrana fibrosa - possui a função de proteger a articulação, é formada por tecido conjuntivo denso e é a parte externa da cápsula articular. Membrana sinovial - esta envolve as extremidades dos ossos tendo a função de produzir o líquido sinovial, é a parte interna da cápsula articular. Outra composição da articulação sinovial é a cartilagem articular: Possui natureza hialina, reveste a superfície de contato de um osso com o outro envolvendo a epífise. Além da cartilagem articular as articulações sinoviais também apresentam os ligamentos: Ligamentos Capsulares estão inseridos na cápsulares, não possuem movimentos, são responsáveis por proporcinar firmeza na articulação. Ligamentos Extracapsulares também propiciam firmeza, no entanto são livres passando por cima da cápsula. Ligamentos Intra Articulares se ligam dentro da articulação. Obs.: todos os ligamentos dão estabilidade as articulações.
> Onde:
* A.F.S.P = Articulação Fibrosa do tipo Sutura Plana.
*A.S.C = Articulação Sinovial do tipo Cilindróide.
*A.C.S = Articulação Cartilaginosa do tipo Sínfise.
*A.S.E = Articulação Sinovial do tipo Esferóide.
*A.F.Si = Articulação Fibrosa do tipo Sindesmose.
*A.S.P = Articulação Sinovial do tipo Plana.
Fonte: www.marchaweb.com.br/.../
- DISCOS E MENISCOS:
> São estruturas fibrocartilagíneas interpostas entre as superfícies articulares. Possuem função de amortecer as pressões feitas sobre as articulações e melhoram o encaixe entre as superfícies articulares.
- LÁBIOS:
> Anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncava. Possuem função de evitar fraturas nas bordas das estruturas e eles são responsáveis por aprefundar a cavidade onde o osso esta instalado. Sendo dividido em dois tipos de lábios: Lábio Glenoidal - fica na borda da escápula; e Lábio Acetabular - envolve a cavidade acetábula, onde o fêmur encaixa na pelvi.
Fonte: www.sogab.com.br/anatomia/quadril3.jpg
* MOVIMENTO NAS JUNTURAS SINOVIAIS:
> Mono-axiais (em torno de um eixo); Extensão e flexão.
>Bi-axiais (em torno de dois eixos); Extensão e flexão, Adução e Abdução.
>Tri-axiais (em torno de três eixos); Circundação.
* CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS:
- > Planas : Superfícies articulares planas. Ex: Ossos do Carpo.
- > Gínglimo: Permite movimentos de flexão e extensão. Ex: articulação fêmur-tíbio-patelar.
- > Cilindróide: Permite movimentos de rotação. Ex: Atlanto-axial.
- > Côndilar: Uma superfície ovóide que se aloja em uma cavidade elíptca. Ex: Artuculação Tempero-mandibular.
- > Esferóide: Uma das superfícies é o segmento de esfera que se encaixa em uma concavidade. Ex: Coxo-femoral.
- > Selar: Interfalângica distal do cão.
- > Elipsóide: Segmento de elipse em uma cavidade. Ex: radiocárpica do cão.
- TECIDO CONJUNTIVO:
> O tecido conjuntivo une o conjunto dos tecidos. Ele nutre, sustenta, protege, defende através da ação dos leucósitos, possibilita resistência e respiração celular além de armazenar. É dividido em dois tecidos especiais: Tecido Ósseo - Matriz é mineralizada; Tecido Cartilaginoso - Matriz é rígida, esse não é inervado e nem vascularizado. Além destes, temos o propriamente dito que se divide em: Frouxo - onde nada predomina; e, Denso - onde predomina fibra colágena do tipo I. O Denso se divide em não modelado
( fibras desordenadas ) e modelado ( fibras ordenada ).
* TECIDO ÓSSEO:
> Caracteristícas: é o tecido que mais sofre modificações. Caracteriza-se por ser muito rígido e bastante resistente. É composto pela matrizóssea, por células, pelo perióstio e pelo endóstio. O endóstio é formado por fibras reticulares e osteoblastos. O perióstio é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso.
> Funções: Proteção e sustentação são as suas principais. Além disso se destaca por participar do sistema de alavanca, dar apoio para os músculos, aumentar a cordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como Cálcio e Fosfato.
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/osso.jpg
* OSTEÓCITO E OSTEOBLASTO:
> Osteoblastos: São células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óssea. Localizam-se na periferia das trabéculas. A forma destas células está diretamente ligada ao estado de ativação dos osteoblastos.Quando ativos, são cubóides e quanto inativos são achatados.
> Osteócitos: Localizam-se no interior da matriz, ocupando os osteoplastos.
> Osteoclastos: São células polinucleares, grandes e globosas.Localizam-se nas super´ficies das trabéculas ósseas e participam do processo de reabsorção do tecido ósseo.Quando fazem depressão na matriz, forma as lacunas de Howship.
>Divisão do tecido ósseo:
Osso compacto (denso)
Osso esponjoso (lacunar\reticulado)
Fonte: www.efoa.br/academico/material/CB/Histologia/osteoblasto.jpg
> Histogênese do tecido ósseo:
Ossificação intamembranosa
Ossificação endocondral
* TECIDO CARTILAGINOSO:
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo, sendo mais rígido que o tecido conjuntivo denso.
Apresenta células, as quais chamamos de condrócitos (que quando jovens e em plena atividade secretora são denominados de condroblastos), e também apresenta abundante material intercelular, constituindo a matriz. A matriz se caracteriza por ser basófila, com aspecto hialino e por não ser homogênea.
As cavidades da matriz ocupadas pelos condrócitos são chamadas de lacunas, também conhecidas como condroplastos. A matriz é constituída de colágeno ou colágeno mais elastina, associado a macromoléculas de proteoglicanos e glicoproteínas adesivas.
>Funções: As funções desse tecido cartilaginoso dependem dessa constituição da matriz. A matriz é a responsável pela firmeza e flexibilidade da cartilagem. As funções do tecido cartilaginoso se resumem nas seguintes:suportar tecidos moles, revestir superfícies articulares com a finalidade de absorver choques, facilitar deslizamentos e participar da formação e crescimento dos ossos longos.
>Nutrição do tecido: Pelo pericôndrio (tecido conjuntivo denso), que é uma camada protetora e vascularizada de tecido fibroso que reveste as cartilagens como uma cápsula. Essa nutrição ocorre porque o tecido cartilaginoso é desprovido de vasos sangüíneos, linfáticos e nervos.
* Divisão do Tecido Catilaginoso:
As cartilagens se classificam segundo o tipo de fibra presente na matriz. Existem três tipos de cartilagens:
> Cartilagem HIALINA:
É o tipo de cartilagem nais frequentemente encontrado no nossa corpo. Ela forma a maior parte do esqueleto cartilaginoso no embrião.
~> Locais: existe na parede das fossas nasais, traquéia, brônquios, discos, epifisários, na extremidade ventral das costelas e recobrindo superfícies articulares dos ossos longos.
~> Constituição: a matriz da cartilagem hialina é contituida por fibrilas de colágeno tipo II associadas a proteoglicanos e a glicoproteínas (condronectina). Os condrócitos localizados na periferia da cartilagem hialina são alongados; diferente dos condrócitos encontrados mais profundamente, que são arredondados e econtrados em grupos de até oito células, chamados de "grupos isógenos". A cartilagem hialina é envolvida pelo pericôndrio, no qual é formado de fibras de colágeno tipo I e células semelhantes aos fibroblastos.
~> Aula Prática (CARTILAGEM HIALINA):
- condrócitos, condroblastos e condroplastos
- grupos isógenos coronários
- pericôndrio fibroso
- pericôndrio condrogênico
* Cartilagem ELÁSTICA:
~> Constituição: semelhante á cartilagem hialina, entretanto, além de fibrilas de colágeno tipo II, ela apresenta uma imensa rede de fibras eláticas finas, contínuas com as do pericôndrio. Além disso, apresenta pequena quantidade de material intercelular. Esse tipo de cartilagem se caracteriza por ser muito flexível e quando lesada, repara-se só com tecido fibroso. A cartilagem elástica pode estar isolada ou junto com a cartilagem hialina. Ela existe no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote, na cartilagem cuneiforme da laringe na zona superficial das cartilagens brônquias. Da mesma forma que a cartilagem hialina, a elástica tem pericôndrio em torno dela.
~> Aula Prática (CARTILAGEM ELÁSTICA):
- condrócitos, condroblastos e condroplastos
- fibras elásticas
- pericôndrio
- matriz interterritorial
- matriz territorial
* Cartilagem FIBROSA(ou FIBROCARTILAGEM):
A cartilagem fibrosa é um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o conjuntivo denso. Ela está sempre associada o tecido conjuntivo denso, sendo difícil determinas os limites entre eles.
~> Características: tem numerosas fibras colágenas embebidas na substância fundamental, na qual é escassa e limitada ao redor das lacunas com condrócitos. É constituído por fibras colágenas tipo I, que seguem irregularmente entre os condrócitos ou em arranjos paralelos ao longo dos condrócitos.
~> Locais: nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise pubiana. Diferente da cartilagem elástica e da hialina, a fibrosa não tem pericôndrio e se lesada ela se repara lentamente por si só.
~> Aula Prática (CARTILAGEM FIBROSA):
- condrócitos, condroblastos e condroplastos
- fibras colágenas
- grupos isógenos axiais
> CONDRÓCITO:
Fonte: acd.ufrj.br/labhac/figura40_arquivos/image001.gif
> PERICÔNDRIO:
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/pericondrio.jpg
> Esta gravura mostra a cartilagem hialina que como a cartilagem elástica possuem o pericôndrio. Já a cartilagem fibrosa não possui pericôndrio.
* TECIDO MUSCULAR:
Entre as células existe tecido conjuntivo que mantém as células unidas.
- Epimísio: camada de tecido conjuntivo que envolve grupos de feixes de fibras musculares.
- Perimísio: são septos que partem do epimísio e que envolve cada feixe de fibras musculares.
- Endomísio: envolve cada fibra muscular.
> Placa Motora: terminação nervosa motora existente na fibra muscular.
- Miofibrilas: preenchem o citoplasma da fibra muscular.
- Sarcolema: membrana
- Sarcoplasma: citoplasma
- Retículo Endoplasmático Liso: retículo sarcoplasmático
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/misios.jpg
* Músculo LISO:
~> Contituição: células longas com a parte central da célula espressa a suas extremidades afiladas. Contém somente um núcleo central. Entre as células do músculo liso, existe uma rede de delgadas fibras reticulares que mantém as células unidas
- Desmina: forma filamentos intermediários das células.
- Corpos densos: semelhantes à linha Z do músculo estriado.
* Músculo ESTRIADO ESQUELÉTICO:
~> Constituição: células longas, cilíndricas e multinucleadas. O citoplasma é composto por miofibrilas. As miofibrilas são estriações transversais e paralelas, formadas por miosina, actina, tropomiosina e troponina, e que caracterizam o músculo estriado. Estas estriações tranversais são formadas pela banda A (faixa escura) e pela banda I (faixa clara). No centro da banda A existe a banda H (faixa clara) e no centro da banda I existe a linha Z (faixa escura). Quando estas faixas se repetem, dão o aspecto de estriações, chamadas de sarcômeros. Além desta organização, observamos a presença de actina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos), dispostas longitudinalmente. A actina parte da linha Z em direção à banda H e a miosina fica no centro do sarcômero. Devido a esta disposição, a bandas banda I é formada por filamentos finos, a banda A principalmente por filamentos grossos e a banda H por filamentos grossos. A tropomiosina liga-se uma à outra pelas extremidades. A troponona tem três subunidades: TnT (se liga à tropomiosina), TnC (se liga ao cálcio) e TnI (cobre o sítio ativo da actina).
* Músculo CARDÍACO:
~> Constituição: células alongadas com estriações tranversais e que contém um ou dois núcleos centrais. O músculo cardíaco se caracteriza pela presença dos discos intercalados, que nada mais são que linhas transversais dispostas em intervalos irregulares. Nestes discos, encontramosas zônulas de adesão, os desmossomos e as junções comunicantes. As zônulas de adesão servem para ancorar a actina. Os desmossomos unem as células cardíacas, dando ao coração a capacidade de agir como um sincício. No músculo cardíaco podemos visualizar um grande número de mitocôndrias e muitos grânulos de secreção. Estes grânulos de secreção são responsáveis por parte da produção do hormônio peptídio natriurético (ANP), que regula a pressão arterial.
* MIOCÁRDIO:
Entre as células existe tecido conjuntivo que mantém as células unidas.
- Epimísio: camada de tecido conjuntivo que envolve grupos de feixes de fibras musculares.
- Perimísio: são septos que partem do epimísio e que envolve cada feixe de fibras musculares.
- Endomísio: envolve cada fibra muscular.
> Placa Motora: terminação nervosa motora existente na fibra muscular.
- Miofibrilas: preenchem o citoplasma da fibra muscular.
- Sarcolema: membrana
- Sarcoplasma: citoplasma
- Retículo Endoplasmático Liso: retículo sarcoplasmático
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/misios.jpg
* Músculo LISO:
~> Contituição: células longas com a parte central da célula espressa a suas extremidades afiladas. Contém somente um núcleo central. Entre as células do músculo liso, existe uma rede de delgadas fibras reticulares que mantém as células unidas
- Desmina: forma filamentos intermediários das células.
- Corpos densos: semelhantes à linha Z do músculo estriado.
* Músculo ESTRIADO ESQUELÉTICO:
~> Constituição: células longas, cilíndricas e multinucleadas. O citoplasma é composto por miofibrilas. As miofibrilas são estriações transversais e paralelas, formadas por miosina, actina, tropomiosina e troponina, e que caracterizam o músculo estriado. Estas estriações tranversais são formadas pela banda A (faixa escura) e pela banda I (faixa clara). No centro da banda A existe a banda H (faixa clara) e no centro da banda I existe a linha Z (faixa escura). Quando estas faixas se repetem, dão o aspecto de estriações, chamadas de sarcômeros. Além desta organização, observamos a presença de actina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos), dispostas longitudinalmente. A actina parte da linha Z em direção à banda H e a miosina fica no centro do sarcômero. Devido a esta disposição, a bandas banda I é formada por filamentos finos, a banda A principalmente por filamentos grossos e a banda H por filamentos grossos. A tropomiosina liga-se uma à outra pelas extremidades. A troponona tem três subunidades: TnT (se liga à tropomiosina), TnC (se liga ao cálcio) e TnI (cobre o sítio ativo da actina).
* Músculo CARDÍACO:
~> Constituição: células alongadas com estriações tranversais e que contém um ou dois núcleos centrais. O músculo cardíaco se caracteriza pela presença dos discos intercalados, que nada mais são que linhas transversais dispostas em intervalos irregulares. Nestes discos, encontramosas zônulas de adesão, os desmossomos e as junções comunicantes. As zônulas de adesão servem para ancorar a actina. Os desmossomos unem as células cardíacas, dando ao coração a capacidade de agir como um sincício. No músculo cardíaco podemos visualizar um grande número de mitocôndrias e muitos grânulos de secreção. Estes grânulos de secreção são responsáveis por parte da produção do hormônio peptídio natriurético (ANP), que regula a pressão arterial.
* MIOCÁRDIO:
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/musculocardiaco.jpg
> FIBRA MUSCULAR ESTRIADA ESQUELÉTICA:
Fonte: www.mailxmail.com/cursos/imagenes/12622_49_1.jpg
> REPRESENTAÇÃO DO FEIXE FORMADO POR FIBRAS MUSCULARES:
Fonte: www.webciencia.com/11_28interior.jpg
> VISUALIZAÇÃO DAS MIOFIBRILAS:
Fonte: www.afh.bio.br/sustenta/img/Susten10.jpg
3 comentários:
Gostaria de parabeniza-los pelo exelente artigo. So atraves do detalhado esquema fornecendo seccoes longitudinais e transversais muscular, pude entender a organizacao muscular e consequentemente o seu funcionamento.
ass: Gleice
Gostaria de saber algo mais detalhado da histologia dos meniscos e interfaces com tecidos adjacentes.
Favor mandar resposta pro meu gmail
Postar um comentário